quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A LIVRARIA MÁGICA DE PARIS, NINA GEORGE

Jean Perdu é um livreiro que trabalha às margens do Rio Sena em seu barco. Só a forma como ele vende os livros já me deixou encantada, ele "receita" os livros de acordo com o que você precisa, ou o que vc nem sabe que precisa, mas ele enxerga. A vida dele é bem tranquila até que ele desancora seu barco para ir atrás da mulher que o abandonou há 21 anos.

Nessa aventura, ele é seguido inesperadamente por um jovem escritor de sucesso, que está sem ideias para seu segundo livro.

O que gostei no livro foi a paisagem, a impressão de estarem sempre no verão, a própria viagem de barco pelos rios da França, saindo de Paris e indo pra cidades menores e bucólicas, o fortalecimento da amizade, a busca da sua amante, os dilemas pessoais... é tudo muito poético. 

E é um amor maduro, que como sua forma, nos é contado aos poucos, sem pressa nem censura e sem sensacionalismos. Tudo é muito bem dosado até chegarmos ao objetivo... mesmo tendo vivido situações que às vezes nos fizeram esquecer dele. E de repente parece que ele vai ser esquecido, que nada importa, mas na verdade é só a forma como a própria vida do personagem foi: deixando o tempo passar até que as coisas se encaixassem e se resolvessem ou se encaminhassem para uma resolução.

A única coisa que não gostei, mas talvez por não ter maturidade para ser tão paciente em assuntos do coração, é que ele estava começando um novo relacionamento e o largou pra ir atrás de um que estava perdido há 21 anos... ok, sem spoilers... confiram o vídeo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário